NOSSA LIDERANÇA

Cremos no sacerdócio de cada membro da família cristã. De fato, cada cristão recebe o dom do Espírito Santo, ou seja, a presença do Espírito de Deus e com isso, dons para cumprir suas funções no Corpo que é a igreja (I Co 12:4-11; I Pe 4:10 e Ef 4:7-13).

Embora a igreja não seja uma organização, ela é organizada! Existem funções que devem ser desempenhadas. Por exemplo: Tem de haver direcionamento e supervisão; tem de haver pregação; tem de haver atenção dada às necessidades humanas. Tem de haver os ministérios de edificação; evangelização; benevolência e outros serviços básicos à comunidade. Este tipo de organização não é arbitrária e sim orgânica. Isso tudo envolve aquilo que é essencial para a vida da igreja. Portanto, um ponto que enfatizamos é que embora a igreja não seja uma organização (empresa), ela nunca deve ser bagunçada ou simplesmente dirigida à revelia.
Cada igreja de Cristo local é completa, independente e serve como modelo em miniatura da igreja como um todo!
Nossa liderança é atribuida aos pastores que também são conhecidos na Bíblia como presbíteros ou bispos. A função deles é a supervisão da obra da igreja. Lembre-se de uma coisa, na Bíblia os termos pastores, bispos e presbíteros são designados às mesmas pessoas. Isso denota que não há uma hierarquia entre eles. Todos servem e tem o mesmo valor aos olhos do Senhor da igreja, Cristo.
O termo PRESBÍTERO é derivado do Velho Testamento e da vida comunitária dos judeus do passado. Esse termo representa experiência, maturidade espiritual e exemplo de vida. Os presbíteros eram as pessoas mais velhas na comunidade que serviam como exemplo de liderança e que eram respeitadas e procuradas por causa do modelo de vida que tinham.
O termo BISPO siginifica “guardião ou supervisor”. Esse termo vem do mundo Grego. Essa era a função de um administrador ou supervisor. O Espírito Santo utilizou-se desse termo já conhecido e deu um significado espiritual para ele. Portanto, o bispo é aquele que serve administrando e supervisionando não coisas materiais, mas espirituais. A função dele é ajudar as almas serem salvas.

O termo PASTOR tem uma rica herança no Velho Testamento. Esse termo era usado para os reis e outros líderes do povo de Deus (Ez 34:1-10). O retrato do pastor era o do cuidado que ele tinha com o rebanho. O pastor cuida, protege e alimenta espiritualmente o rebanho. Veja as qualificações necessárias para esses homens servirem como presbíteros, pastores e bispos: I Timóteo 3:1-7 e Tito 1:5-9.
Além dos pastores, existe também a liderança bíblica dos “diáconos” que são as pessoas que servem numa função específica para suprir uma necessidade específica. As qualificações dos diáconos são encontradas também em I Timóteo 3:8-10. Há outras funções na igreja bíblica. O “evangelista” (Ef 4:11). A função dele é pregar o evangelho, edificar os convertidos, refutar o erro e colocar em ordem as coisas nas igrejas locais (I e II Timóteo e Tito). Há também os “mestres” (Ef 4:11). Esses ensinam a Palavra de Deus. O cristianismo é um vida de ensino e aprendizagem. Os mestres ou professores são aqueles que usam seus dons para esse fim; o ensino com dedicação (Romanos 12:7).

Mas, não podemos perder o foco que nosso grande e supremo líder é Jesus Cristo. Ele é o cabeça da igreja. Foi Jesus Cristo o único que morreu pela igreja.